O Buzz Marketing é uma das novas e mais originais técnicas de marketing que visa romper com um certo caminho "cinzento" em que muitas acções de marketing se tornaram.
O Buzz Marketing surgiu nos Estados Unidos como alternativa ao marketing e à publicidade tradicionais. O objectivo inicial era fugir dos custos dos comerciais de TV e ao mesmo tempo atingir públicos qualificados.
Uma das primeiras grandes corporações a aderir ao Buzz Marketing foi a Ford, em 2000. Ao lançar o modelo Focus no mercado americano, a empresa identificou 120 jovens formadores de opinião e com potencial para influenciar o comportamento de outros jovens e deu a cada um deles um automóvel. O trabalho dos jovens restringia-se a exibir o carro o máximo possível. O resultado foi medido em números: 286 000 Focus foram vendidos apenas com esse tipo de ação, e o modelo chegou a superar em vendas o Honda Civic, seu maior concorrente. Ao mesmo tempo que é uma estratégia poderosa, o buzz marketing implica riscos, já que o consumidor poderá mesmo boicotar a marca se perceber que está a ser usado.
De acordo com Arthur D. Little, o Buzz Marketing é uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a "repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem." Tal e qual um vírus que se espalha...
Para Rodrigo Carneiro da BuzzNow, Buzz Marketing é um conjunto de "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planeada por um agente externo".
Numa altura em que o poder está do lado dos consumidores, e que os profissionais de marketing tentam ultrapassar a sua rejeição à maior parte das campanhas, o Buzz marketing profissionalizou-se exactamente para atender a esta nova exigência. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de acção de marketing.
Marcas como a Puma, Nike, Red Bull, Google, Hotmail e Sandálias Havaianas, entre outras, são já consideradas marcas de sucesso e com campanhas de Buzz bastante profissionais.
Na secção "Campanhas Publicitárias" poderás encontrar um exemplo de uma campanha de Buzz Marketing de sucesso, da Lee.
O principal modelo de aplicação do Buzz Marketing utilizado actualmente baseia-se na ideia de encontrar alvos programados para o produto/serviço que se quer criar o buzz.
O objectivo do Buzz Marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, sem gastar enormes quantias de dinheiro em publicidade em massa, estando sempre dentro dos padrões da ética nos negócios
Principais vantagens: Capacidade de gerar uma forte corrente de opinião para uma marca/produto com um custo bastante baixo
Principais desvantagens: Menor capacidade de controlo da "corrente de opinião", podendo gerar efeitos contrários aos previamente pretendidos.
1 comentários:
Está muito bem o post, mas faltam vantagens e desvantagens importantes. Também dá exemplos de marcas que praticam buzz e se dão bem, mas não dá exemplos concretos de acções.
Recordo o desafio na totalidade paradefinição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero. fazer melhor:
Enviar um comentário