Mas afinal o que é isto do Punk Marketing? Tal como o estilo musical que caracterizou o final da década de 1970 (o punk foi uma espécie de lufada de ar fresco na música pré-formatada da época), o Punk Marketing tem na sua essência o mesmo que esse estilo de música teve: O desejo de acção, de irreverência e revolta, de acabar com as coisas "certinhas".
De acordo com Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro "Punk Marketing - Junta-te à revolução", este tipo de marketing não se baseia numa técnica ou ideia única. É uma abordagem definida a uma maneira diferente de fazer as coisas, baseada num conjunto claro de princípios em que os profissionais de Marketing - quer seja em grandes ou pequenas empresas, ou mesmo em agências - podem ganhar com a mudança de poder para o consumidor.
E aí mesmo está o ponto principal. O poder, que antes estava do lado das empresas, está, neste momento, do lado dos consumidores.
Então, como fazemos com que hoje em dia um produto ou serviço se vendam? Segundo o Punk Marketing, criando escassez, contando histórias, estabelecendo elos emocionais, chocar, chocar de novo e chocar outra vez.
O Punk Marketing tem uma dose enorme de controvérsia e diversão. Deverá ser posto em prática para "sacudir" os consumidores, já que hoje em dia os pensamentos de que "qualquer publicidade é publicidade boa" foram substituídos por um paradigma novo: “marketing medíocre prejudica mais que não fazer nada."
Vamos combater o comando de TV, o nosso grande inimigo. E como?
1 - Arriscando, se não morremos
2 - Perguntando "Porque não"
3 - Adoptando uma posição firme
4 - Não cedendo
5 - Não sendo controlador
6 - Expondo-se
7 - Fazendo inimigos
8 - Deixando-os a querer mais
9 - Pensando à frente da concorrência
10 - Não se deixando seduzir pela tecnologia
11 - Sabendo quem somos
12 - Acabando com as "tretas" do Marketing
13 - Não deixando que sejam os outros a definir os nossos próprios padrões
14 - Usando as ferramentas da "Revolution"
Um dos exemplos mais felizes de Punk Marketing vem da multinacional CONVERSE, que teve uma ideia fantastica para vender os clássicos ALL STAR. Desafiou os consumidores a produzirem pequenos filmes que celebrassem o espírito da marca. Os filmes premiados foram transmitidos pela televisão e cada vencedor ganhou 10.000 dólares. A CONVERSE ganhou muito mais: teve um aumento de vendas de 12%.
Marketing? Não, PunkMarketing. Usem todas as formas de media existentes de uma forma nova, criativa e inesperada, de modo a dar um abanão ao consumidor, surpreendê-lo, levá-lo a pensar na marca e... COMPRAR!
Em resumo, o Punk Marketing é uma nova forma de Marketing que rejeita o estabelecido e reconhece a mudança de poder das empresas para o consumidor
Principais vantagens: Quebrar com o já existente; normalmente sinal de "cool"; elevada capacidade de gerar "buzz".
Principais desvantagens: Quando não adequado ao público-alvo e/ou segmento correcto pode "acabar" com a marca.
Fontes várias Web, Punk Marketing (livro) e produção própria
1 comentários:
está muito bem, mas reedite para responder ao desafio na totalidade tal como eu deixei no 1º coment.
Enviar um comentário