Páginas

AS 10 MARCAS MAIS COOL - ESTUDO SYNOVATE

AS 10 MARCAS MAIS COOL - PORTUGAL - ESTUDO SYNOVATE

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PRODUCT PLACEMENT/SOFT SPONSORING

Quando falamos de Product Placement falamos, mais uma vez, de uma das mais proeminentes técnicas de Marketing a que assistimos nos dias de hoje, feito essencialmente por empresas com grande capacidade de investimento em comunicação.


Mas afinal o que é o Product Placement?

O Product Placement consiste na inclusão de marcas iminentemente comerciais no interior de conteúdos de entretenimento, como filmes, novelas e séries de TV, entre outras, de uma forma discreta, como que fazendo parte do cenário.


A maior parte das marcas que aposta nesta técnica de Marketing fá-lo com o objectivo de aumentar a sua notoriedade espontânea ou para lançar um novo produto no mercado, não apenas escolhendo o(s) programa(s) onde estarão presentes mas também as personagens que irão interagir com os seus produtos (que normalmente são personagens com estilo de vida e comportamentos semelhantes ao público-alvo da marca).


Mas esta técnica não se resume a programas de TV. É crescente a tendência para a presença de marcas nos jogos de vídeo. E quem não se lembra do memorável boné da JCA na cabeça do treinador José Mota????



Além disso, o Product Placement é uma excelente "arma de arremesso" dos Marketeers contra o zapping, já que é influenciado pelas marcas quase sem saber.

Em Portugal, programas como a "Quinta das Celebridades", "Querido, mudei a casa" e "Médico de Família" são alguns casos onde esta técnica é mais evidente. A "Quinta das Celebridades" foi, alías, produzida em grande parte devido ao financiamento das marcas. Já quanto a programas internacionais, o documentário Farhenheit 9/11, por exemplo, contém referências a 54 marcas.

O Product Placement acaba por contribuir para um melhor reflexo da nossa realidade, já que ela é composta, em toda a parte, por marcas.

Principais vantagens: Combate o comando de TV; influencia discretamente os potenciais consumidores da marca

Principais desvantagens: Custos elevados


Fontes várias Web e produção própria

0 comentários:

MARKETING PESSOAL