Páginas

AS 10 MARCAS MAIS COOL - ESTUDO SYNOVATE

AS 10 MARCAS MAIS COOL - PORTUGAL - ESTUDO SYNOVATE

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MARKETING TRIBAL

Encontramos com o Marketing Tribal mais uma forma de romper com o tradicional. Podemos definir Marketing Tribal como a criação de grupos homogéneos, com necessidades e desejos comuns, a quem são dados produtos que visam colmatar essas mesmas necessidades e desejos.


Diferente do Marketing boca-a-boca, em que existe a passagem de informação por parte de uma pessoa para outra, normalmente dentro da mesma esfera de relacionamento, no Marketing Tribal há uma "tribo", ou seja, um grupo de pessoas que partilham características ou algum tipo de interesse semelhantes, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus desejos e, consequentemente, irão espalhar pela sua "tribo" as vantagens do produto apresentado.


Desta forma, encontramos verdadeiras comunidades "tribais", muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a Internet, mas não apenas desta forma.


Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união.


Desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fieis do produto, como também contribui para que “se espalhe a palavra” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo.O esquema é simples. É criada uma comunidade na Internet, ou um grupo, pela própria empresa, que ao vender o produto a um cliente, promove este grupo. Ao haver interesse, a pessoa junta-se a este grupo. Isto contribui para a fidelização da pessoa. Esta, ao ser cliente da empresa e pertencer ao grupo, irá ter vantagens em termos de obtenção de produtos, serviços ao cliente, etc., dependendo do tipo de serviços e produtos disponibilizados pela empresa.


Ao ter um serviço do seu agrado, mantém-se no grupo, interage com o mesmo e ela própria publicita as vantagens de estar na “tribo”, o que fará com que outras pessoas comprem o produto e aumente o número de pessoas no grupo. De uma forma simples, é possível então criar uma grande comunidade de pessoas que aderem ao produto, com a vantagem de poder criar um serviço personalizado que cativa as pessoas, ao contrário das grandes campanhas, necessárias é óbvio para a promoção dos produtos, mas demasiado generalizadas.

Hoje em dia começa a falar-se mais em tribos que em segmentos. A diferença entre um segmento e uma tribo é que as tribos são grupo de consumidores formados por interesses mais extensos do que os relacionados com a demografia e a geografia.

Marketing tribal é a actividade de concepção e lançamento de produtos e serviços destinados a facilitar e promover a socialização dos consumidores na base da partilha de sentimentos e emoções comuns.

Principais vantagens: Possibilidade de autenticos embaixadores da marca; capacidade de gerar "buzz"

Principais desvantagens: Possibilidade de formação de comunidades anti-marca e/ou produto


Fontes várias Web e produção própria

0 comentários:

MARKETING PESSOAL