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quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

EndoMarketing


Tal como as técnicas de Marketing abordadas neste blog, também o EndoMarketing é uma das suas mais recentes áreas. O EndoMarketing procura adaptar as estratégias do Marketing tradicional, mas desta vez junto de um grupo bastante importante e fundamental: OS SEUS CLIENTES INTERNOS, ou seja, OS SEUS FUNCIONÁRIOS.


Esta técnica surge como elemento aglutinador entre 3 elementos importantes num negócio: o produto, o cliente e o empregado. Tal como ouvimos inúmeras vezes, antes de vendermos um produto ou serviço a um cliente, esse mesmo produto ou serviço deverá estar previamente vendido aos seus funcionários. É disto que trata o ENDOMARKETING.


O objectivo do EndoMarketing passa por fazer dos colaboradores da empresa os seus principais aliados de negócio. Eles serão responsáveis pelo sucesso da organização e serão os primeiros a zelar para que a mesma tenha sucesso.


Desta forma surgem "colados" ao EndoMarketing os Recursos Humanos. Apesar desta técnica ser originária do Marketing, o facto de se destinar exclusivamente ao público interno faz com que tenha adquirido conceitos próprios, apesar de manter os seus fundamentos. As pessoas nas organizações possuem necessidades muito específicas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada, mais explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum.


As áreas de Recursos Humanos das empresas fornecem elementos para a composição de políticas e panos de Endomarketing, a partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.


Pode parecer que por se tratar de um público menor e fechado a atuação do Endomarketing é menos complexa, portanto mais suscetível ao sucesso do que o marketing, que é mais aberto e de diagnóstico mais amplo. Isso é um erro.
Considerando que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a gestão de pessoas e o consequente direccionamento do Endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.
E será que aqui estamos perante um excelente exemplo de EndoMarketing? Eu acredito que sim.
Principais vantagens: Formar uma corrente de opinião positiva da empresa para o exterior; aumento dos resultados operacionais; "publicidade gratuita" para os clientes.
Principais desvantagens: Custos mais elevados do que à primeira vista se supõe


Fonte: Endomarketing.com

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