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sábado, 18 de outubro de 2008

MARKETING DE GUERRILHA






Toda a gente gosta de uma história onde um pequeno lutador derrota um oponente maior e mais bem armado certo?


Quando um pequeno exército aproveita o seu reduzido número e a sua alta mobilidade para usar tácticas não convencionais e surpreender o adversário, chama-se Guerra de Guerrilha





Quando um jovem idealista surpreende o mundo inteiro com uma campanha de marketing que não custa praticamente nada mas que causa ondas de choque durante meses, chama-se MARKETING DE GUERRILHA.



  • O recurso mais importante de uma empresa é a sua base de clientes. Por isso, se queres derrotá-la já sabes... Toca a roubá-la!!!



    À boa imagem do "David contra Golias", se não tens meios para os combater com as mesmas armas, opta pela "Guerrilha". Como?? É facil :)





    1 - Selecciona um segmento de mercado defensível e pequeno, para que não desperte a atenção dos "Gigantes"

    2 - Por muito sucesso que comecemos a ter, nunca nos devemos esquecer do que nos separa dos líderes do mercado. Se começamos a ter ilusões de grandeza, podemos ser derrotados

    3 - Devemos estar sempre preparados para uma retirada estratégica, se a isso formos obrigados

Mas como podemos definir então o "Marketing de Guerrilha"? Segundo o "pai" do "Marketing de Guerrilha", Jay Conrad Levinson, a "sua essência é a obtenção de objectivos convencionais, como o lucro e a felicidade, com métodos não convencionais, como o investimento de energia em vez de dinheiro".


Mas como as tácticas de Marketing de Guerrilha se tornam ineficazes assim que são conhecidos os seus meios e objectivos, os profissionais do sector estão sempre obrigados a manter-se em movimento e a mudar, seguindo as correntes que encontram, evitando a detecção e mantendo-se por novos caminhos.

Um dos primeiros exemplos de MARKETING DE GUERRILHA

Uma das primeiras campanhas conhecidas ocorreu em meados dos anos 80 e ficou conhecida como "Pagas-me um copo". "Atacando" em discotecas, os consumidores viam-se de repente abordados por mulheres bastante bonitas e atraentes, com a tradicional pergunta: Pagas-me um copo? À obvia resposta "Sim", a estranheza resultava do facto da jovem mulher insistir numa determinada marca, falando dela com enorme apego e paixão. Mas... de repente... a jovem desaparecia no meio da multidão, ficando o consumidor um tanto ou quanto confuso, mas com um desejo estranho de provar a tal Vodka.


Este método do "Pagas-me um copo" ainda hoje é utilizado. Por isso, quando forem abordados em discotecas pensem: Será que sou assim tão bonito ou alvo de uma emboscada???


Mas o Marketing de Guerrilha deve ser usado pelas grandes empresas, com orçamentos gigantescos??



Depende. Dada a sua enorme projecção, se a campanha não for extremamente subtíl poder-se-á revelar uma enorme parvoíce. Em tempos a Microsoft decidiu cobrir Manhattan com milhares de autocolantes de borboletas, com o objectivo de transmitir uma imagem de modernidade e criar impacto. A campanha foi repudiada pelos Nova-Iorquinos e a empresa foi mesmo multada pelo município local, tendo sido obrigada a retirar todos os autocolantes e a pagar uma multa. Mas se o objectivo da campanha havia sido criar impacto, sem duvida que a Microsoft o conseguiu. 168 repostagens foram exibidas sobre este tema e, de certa forma, trouxe consequências positivas para a empresa, apesar do fracasso da campanha.



Podemos usá-lo de algumas formas:



Marketing Viral - Usa as redes de comunicação existentes (uma pessoa diz a dois amigos, cada um deles diz a outros dois amigos e assim por diante). Não precisa de grandes investimentos. Caso seja para oferecer alguma coisa tanto melhor. EX: CONVITE PARA O GMAIL.


Marketing de Ambiente - Permite criar reconhecimento para a marca sem ter que empurrar os seus produtos directamente para o consumidor. EX: A INNOCENT, UMA MARCA DE BATIDOS LONDRINA, QUE FAZ AS SUAS ENTREGAS NUMA CARRINHA COBERTA COM ERVA VERDADEIRA, NÃO PASSANDO DESPERCEBIDA E NINGUÉM E GERANDO BUZZ.


Marketing de Presença - Aplica-se ao tornar a marca sempre visível, reconhecível e familiar. Pode ser conseguida através da colocação de produtos em locais estratégicos como feiras e festivais, por exemplo.


Marketing de Bases - Ao contrário do marketing de massas, o marketing de base dirige-se ao cliente individual, "falando-lhe" ao ouvido a não através de megafones. Procura construir relações e enfatizar a ligação pessoal.


Marketing Mural - Pode parecer antiquado mas pode revelar-se util. Consiste na colocação de flyers e cartazes para levar as pessoas a pensar que estão perante um acontecimento único, como um concerto, por exemplo.


Publicidade em pacotes de lenços - Criada para combater a fraca aceitação de flyers. Como nunca ninguém recusa um produto gratuito, a ideia era conseguir que a mensagem ficasse junto do consumidor mais tempo que o habitual.


Marketing de rumor - Técnica de marketing viral que tenta fazer com que cada encontro com o consumidor pareça uma TROCA DE INFORMAÇÃO ESPONTÂNEA E PESSOAL, em vez de uma calculada acção de marketing.


Astroturfing - A criação, dirigida de forma encoberta por profissionais contratados pela empresa, de uma corrente de opinião sobre um produto ou empresa, iniciada com testemunhos de consumidores inventados.


Marketing Alternativo - De difícil definição, podemos dizer que se trata de publicidade gratuita alheia à própria empresa, ou seja, aproveitar oportunidades criadas.


Marketing Experience - Procura proporcionar uma experiência, mais do que propriamente uma mensagem. Esta forma de marketing deixa o público interagir com o produto e associar as suas respostas emocionais imediatas com a marca.

RESUMINDO: QUEM NÃO TEM DINHEIRO, AFINAL, PODE TER VÍCIOS. USA A IMAGINAÇÃO E PARTE PARA A GUERRA, MESMO CONTRA OS MAIS FORTES PORQUE PODES SEMPRE VENCÊ-LOS!


(vê aqui com os teus olhos)


Principais vantagens: Oportunidade de criar um forte impacto a custos bastante reduzidos; derrotar o concorrente "gigante"


Principais desvantagens: Chamar a atenção de concorrentes mais fortes para segmentos de mercado até então mais "desprotegidos"; geralmente com aplicação desaconselhável por parte das grandes empresas.

Fontes várias web, livro Marketing de Guerrilha e produção própria

1 comentários:

Anónimo disse...

I’ve been most successful using your last suggestion. Nothing else has worked. I’m unable to “stack” these for some reason, so I’d love to figure that out, but thanks for the tips so far.

Thanks
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MARKETING PESSOAL