Para quem pensa que estamos a falar de um país do terceiro mundo, engana-se!!!! Há muito que a China deixou de o ser. Muito em breve olharemos para este gigante económico como um ex-país emergente para o olharmos como uma potencia da economia mundial.
Também no consumo, os comportamentos dos chineses estão a mudar. Para atender aos desejos e necessidades dos consumidores, as empresas precisam estar sempre a desenvolver estratégias de Marketing para atrair a sua população, população essa cada vez mais exigente. Os chineses estão a aderir a novos hábitos de consumo, a preocupação com o meio ambiente está a crescer, e o cuidado com a saúde e bem-estar são as novas tendências entre os consumidores.Com 1300 milhões de pessoas e um crescimento superior a 10% nos últimos cinco anos, a China representa um enorme potencial de consumo. É baseado nesse crescimento que inúmeras empresas estão a criar ações para alavancar as vendas.
Na China de hoje, os consumidores procuram bastante mais que atributos funcionais. A importância do design cresce em todas as categorias de produto e torna-se um factor decisivo para a diferenciação das marcas.A preocupação com a saúde e bem-estar, por exemplo, aumenta a cada dia e abre um leque de oportunidades para as empresas. Uma pesquisa realizada pela TNS apontou que os chineses são atentos às questões saudáveis. Cerca de 80% da população considera que ser saudável é a principal característica avaliada na compra de alimentos. Quase 60% declararam ter a intenção de pagar mais por comidas saudáveis.Outro segmento que vem ganhando espaço no mercado é a procura por produtos de luxo. Os chineses desejam destacar-se da massa através da compra de produtos e serviços exclusivos e requintados. De acordo o estudo The China Source Book, a China será responsável por 25% do mercado de luxo em 2016. Actualmente, este mercado representa 12% do consumo de luxo Global.Os hipermercados também estão a criar uma nova cultura de compras na China. Com lojas que ultrapassam 4 mil m2 e com uma infinidade de produtos, fazer compras está a transformar-se num passeio para os chineses da classe média. Além de estratégias tradicionais como localização e preço baixo, os hipermercados adoraram o “Total shopping experience”, que incorpora ao espaço restaurantes, cinemas, lojas de departamentos e cafés (lá como cá...)
Há 2 dias
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