A multinacional alemã adidas está a apostar forte no mercado chinês, como provam os recentes patrocínios dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Essa aposta já está a gerar grandes resultados para a marca.
Na verdade, a guerra travada em solo chinês para o aumento da quota de mercado das marcas é a mais dura de todos os mercados mundiais. No entanto, o ano de 2008 fica marcado como o ano em que a adidas atingue a liderança deste enorme mercado, não só pelo patrocínio aos Jogos mas também pela abertura de centenas de novas lojas no país.
Este ano a adidas lançou a maior campanha publicitária de sempre, estimada em cerca de 200 milhões de euros e cada cêntimo ficou amplamente pago.
No ano passado, o mercado chinês de Sportswear cresceu cerca de 40%, esperando-se que este ano, mesmo com a crise mundial, esta taxa de crescimento (pelo menos...) se mantenha. Desta forma, é imperioso que as grandes marcas invistam verdadeiras fortunas na luta por uma melhor posição no ranking.
Apesar de estar na China desde 1997, a adidas apenas este ano ultrapassou a sua arqui-rival Nike. Os seus 23% de quota de mercado representam uma vantagem de 2% face à marca norte-americana.
Um dos truques da marca europeia passou pela sua campanha publicitária dedicada aos JO. ao contrário da Nike, a adidas apresentou uma campanha onde apelava ao enorme sentimento de orgulho nacional dos Chineses.
No primeiro semestre deste ano a adidas registou um crescimento de 60% em solo chinês, prevendo-se que em 2010 as vendas da marca ascendam aos 1.000 milhões de euros. Actualmente conta com cerca de 4.500 lojas em 650 cidades.
Uma das grandes vitórias da marca alemã prende-se ainda com os seus níveis de notoriedade, em que a adidas também ultrapassou os seus rivais. Quando foi perguntado aos consumidores chineses qual era a sua marca preferida num desporto chave como o basquetebol (tradicionalmente ligado à Nike) a resposta foi... adidas, para surpresa dos investigadores e das marcas concorrentes.
Há 2 dias
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