A Pimkie posicionou o e-mail no centro da sua estratégia de marketing.
Para aumentar a afluência na sua rede de lojas europeias e nos seus websites, a marca de pronto-a-vestir feminino do grupo Mulliez organizou em Maio passado a sua primeira campanha de e-mailing.
A Pimkie aproveitou a sua operação Exotic Paradise (que estreou a sua nova linha destinada à faixa etária dos 18-20 anos), em Maio, para lançar um concurso nos quatro principais países onde está presente – França, Alemanha, Espanha e Bélgica. Uma aposta de sucesso, já que registou a participação de mais de 80 mil pessoas, para 3,5 milhões de flyers distribuídos em marketing de rua, o que representa uma taxa excepcional de 2,3%, principalmente se compararmos com outras campanhas do género – o último concurso mundial da Peugeot, por exemplo, atraiu apenas 30 mil participantes.
O objectivo desta campanha era aumentar a base de dados mas, sobretudo, gerar tráfego no website e nas lojas, para tornar mais concreto o nosso posicionamento multicanal
A operação desenrolou-se em várias etapas, com o objectivo de, por um lado, incitar as compradoras na Internet a visitar um ponto de venda e, por outro, convidar as clientes das lojas a “surfarem” no website da Pimkie.
Concretamente, a campanha desenrolou-se durante três semanas, com o envio de quatro e-mails. O primeiro foi endereçado aos clientes que compram na Internet e que habitavam num raio de 10 km de uma loja, convidando-os a visitar a loja e anunciando uma “surpresa” à sua espera. A taxa de reacção a este e-mail (relação entre o número de pessoas que clicaram pelo menos num dos locais propostos e o número de e-mails abertos) atingiu os 54% (a taxa é considerada satisfatória a partir dos 30%). Dirigido ao conjunto da base de dados, cujos endereços foram recolhidos graças aos flyers, o segundo e-mail anunciava o jogo-concurso que permitia ganhar uma viagem para quatro pessoas ao Hawai e uma oferta de redução de 5 euros para uma compra de 25 euros. O terceiro e-mail era uma lembrança do segundo e era endereçado aos que ainda não tinham respondido. O quarto incluía um vídeo de um desfile e obteve uma taxa de reacção digna dos saldos.
Na Alemanha, onde os internautas se desconectam se as solicitações forem muito insistentes, foram enviados apenas dois e-mails. Com o concurso e as ferramentas da Cabestan, o conjunto da campanha de e-mailing da Pimkie obteve uma taxa de reacção de 57% (pessoas que aceitaram receber e-mails para o concurso). Dos 80 mil participantes, 12% eram provenientes de Espanha e 10% da Bélgica.
Na Alemanha, onde os internautas se desconectam se as solicitações forem muito insistentes, foram enviados apenas dois e-mails. Com o concurso e as ferramentas da Cabestan, o conjunto da campanha de e-mailing da Pimkie obteve uma taxa de reacção de 57% (pessoas que aceitaram receber e-mails para o concurso). Dos 80 mil participantes, 12% eram provenientes de Espanha e 10% da Bélgica.
Sem revelar o montante da sua actividade na Internet, a Pimkie afirma que o seu site comercial representa um volume de negócios que o classifica no top 30 das suas lojas.
Fonte: Portugal Têxtil
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