Nike, no vocabulário dos jovens adultos (entre os 18 e os 24 anos), é sinónimo de marca credível, "cool" e com forte identidade, revela um estudo global da Synovate. Uma escolha que se repete em Portugal. Mas nos outros lugares do ranking já há algumas diferenças - em Portugal a segunda marca mais cool é a Nokia, seguida da Adidas, que a nível global aparece em segundo lugar.
Vestuário e tecnologia são dois sectores que dominam a maioria das marcas cool. Além da Nike e da Adidas aparecem a Zara ou a Salsa (uma das três marcas portuguesas referidas no estudo, além da Quebramar e da SuperBock). Entre as marcas de tecnologia mais mencionadas estão a Nokia, a Sony/PlayStation e a Apple/Mac/iPod. A excepção, entre as 10 marcas cool é a Coca-Cola, a única marca de bebidas a aparecer.
Também na forma como se identificam com as marcas há diferenças entre homens e mulheres. Elas preferem as marcas de vestuário e no topo estão a Salsa (19%), a Zara (18%) e a Bershka (15%). Ao contrário, eles preferem as marcas tecnológicas, de automóveis e de roupa desportiva - entre as eleitas encontramos a adidas (16%), a Sony (13%), a BMW (6%), a SuperBock (5%) e a Apple/Mac/iPod (4%).
Das preferidas às eleitas
E quais são as marcas que os jovens adultos mais usam? Na banca, a CGD, no vestuário a Zara, a Pull and Bear e a Bershka. Nos perfumes, a escolha é a Hugo Boss e a Nívea é a marca de cosmética preferida. A marca de cigarros preferida é a Marlboro e nas bebidas alcoólicas a escolha vai para a SuperBock. Nos refrigerantes escolhem a Coca-Cola.
Fonte: Diário Económico
0 comentários:
Enviar um comentário