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terça-feira, 20 de janeiro de 2009

MARKETING SENSORIAL/MARKETING EXPERIÊNCIA



O Mkt-fix aborda desta vez uma das mais recentes técnicas de Marketing, ou não estivessemos nós a falar de uma área do conhecimento que está constantemente a inovar. Desta vez a nossa atenção centra-se para o MARKETING SENSORIAL.


DEPOIS DE TANTAS TÉCNICAS DE MARKETING ESTUDADAS, O QUE VEM O MARKETING SENSORIAL DAR-NOS DE NOVO? O QUE É ISTO DO MARKETING SENSORIAL?



Tal como o nome indica, o Marketing sensorial estimula os sentidos do consumidor com o objectivo de induzí-los a comprar. Ao contrário de outras vertentes de Marketing que utilizam factores racionais como o Preço ou o Produto, por exemplo, o Marketing sensorial tem apenas um objectivo: EMOCIONAR O CONSUMIDOR!

O Marketing sensorial entra numa chamada terceira geração de marketing, onde o principal propósito é criar um vinculo emocional entre o consumidor e o produto. Antes disto, o principal foco centrou-se no produto e, mais tarde, na marca. Diria que hoje em dia assistimos a uma junção completa dos três.


O marketing sensorial examina as sensações experimentadas pelo consumidorno uso de determinado produto e procurar encontrar estratégias que o emocionem e o conquistem, obtendo a sua lealdade.


Preparar uma empresa para trabalhar com o marketing sensorial é desenvolver estratégias e materiais nos pontos de venda para atrair o consumidor nas lojas. Em muitas companhias, chamar a atenção do consumidor e rete-lo dentro da loja pode estar relacionado com alguma experiência sensorial com o produto ou marca.
Entre os exemplos de Marketing Sensorial encontramos o Marketing de Experiência.

O marketing de experiência oferece ao consumidor a oportunidade de conhecer e experimentar um pouco do mundo fantástico que as marcas oferecem aos que a consomem, assim como aos empresários a chance de interagir com o seu público-alvo, a ponto de fazer sua marca tomar forma e criar vida. Isso funciona muito mais do que a comunicação de apenas uma via feita pela TV ou por qualquer outro meio.

Segundo Kotler (2000), a Disney World é disto um bom exemplo. Nele visitamos um reino encantado e vivemos autenticos contos de fadas. Entre outros exemplos podemos encontrar o Hard Rock Cafe e o Planet Hollywood. São já várias as marcas que proporcionam experiências, como semanas junto de equipas de futebol, visitas ao interior das marcas, etc.


RESUMINDO

O Marketing de experiências é já hoje bastante utilizado e visa fundamentalmente proporcionar emoções ao cliente, com óbvias vantagens para a marca. Entre os principais objectivos destacam-se:

Relações fortes com as marcas: as “experiências” são vividas para além dos tradicionais pontos de encontro com as marcas. São vividas em momentos de lazer. Por isso, as marcas ficam mais próximas!

Brand Experiences: através das “experiências” as marcas associam-se à vivência de momentos únicos. Por isso as marcas ganham valor!

Reforço de posicionamentos: é fácil escolher “experiências” que exprimam de um modo eficaz o posicionamento das marcas. Por isso as marcas reforçam a sua diferenciação!

Mas nada melhor do que vermos por nós próprios. Como não podia deixar de ser, o MKT-FIX deixa aqui alguns exemplos desta técnica.

Principais vantagens: Apela aos sentimentos do consumidor, criando uma relação forte e potencialmente duradoura; O consumidor sente a marca como "sua"

Principais desvantagens: Necessidade de ter os bolsos bem fundos

Fontes várias Web e elaboração própria

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