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terça-feira, 10 de março de 2009

Crie a sua insígnia by Joe Girard

Quando questionado sobre quais as técnicas que lhe granjearam tamanho sucesso, responde: "A venda só começa depois da venda propriamente dita. O que fizer depois disso determinará se o cliente voltará a comprar". Quando fechava negócio, Joe Girard dizia: "Acabou de comprar duas coisas: um carro e Joe Girard. Servi-lo-ei como nunca imaginou." "Uma vez por mês, convidava os clientes para almoçar num restaurante italiano. Enviava-lhes um postal a comemorar um acontecimento, como a chegada da Primavera, em que escrevia: "Gosto de si. Obrigado por ter comprado a Joe Girard". "Só temos de mostrar que gostamos das pessoas e que não somos como a maioria dos vendedores que pretende ficar com o seu dinheiro", afirma.

A estes cuidados juntava uma disciplina rigososa. Planeava os dias ao mínimo pormenor e não interrompia o trabalho por nada. "Uma negociação é como uma cirurgia: não podemos parar. Respeitava a hora de almoço. E, acima de tudo, era optimista. E depois jogava o trunfo final: o preço. "Fosse o Chevrolet mais barato ou o mais caro, a percentagem era sempre a mesma. A maioria dos clientes compra um produto e só depois compara preços. Se chegassem à conclusão de que Joe Girard cobrava mais que os outros vendedores era o fim", sentencia. E é aqui que entra a sua "lei dos 250", segundo a qual cada pessoa conhece, em média, 250 pessoas. Logo, se causasse boa ou má impressão a um cliente, outros 250 potenciais compradores saberiam e, cada um deles, faria saber, por sua vez, a outras 250 pessoas. "O segredo do Joe Girard é o amor que oferece aos seus clientes. E isso é o passa palavra mais forte que existe", refere. Talvez seja por isso que, antes de terminar a entrevista, o melhor vendedor do mundo não se coíba de deixar um ruidoso I LOVE YOU

In Revista Exame número 299, Março 2009

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