A Benetton, empresa fundada em 1965 por Luciano Benetton, e pelos seus irmãos Carlo, Gilberto e Giuliana, está a apostar nos mercados emergentes para sustentar o seu ritmo de crescimento.
Quem não se recorda das famosas campanhas publicitárias de Olivero Toscani? De facto, foi muito através delas que a marca italiana se elevou ao "estrelato". As campanhas da Benetton fizeram história no mundo da publicidade através da utilização de imagens controversas e pela multi-racialidade com que exprimem os valores da marca italiana.
Na altura, a utilização de modelos africanos e asiáticos no mundo da moda foi uma verdadeira revolução, que desta forma ilustrava a identidade multi-cultural das suas criações. A juntar aos elementos icónicos e gráficos, as campanhas traziam o slogan da marca com uma mensagem clara e de reforço: United Colours of Benetton.
O lema “United Colours of Benetton” assume-se agora como um desígnio estratégico para a marca que está a desenvolver um plano estratégico global que lhe permita voltar à ribalta do mundo da moda.
O grupo passará a apostar em cinco mercados emergentes para garantir a sustentabilidade do seu crescimento: Índia, China, Turquia, México e os mercados de Leste. A viragem da marca para os mercados emergentes surge numa altura em que o arrefecimento económico nos mercados tradicionais põe em risco os planos de crescimento dos italianos.
A Benetton espera que o volume de negócios nestes mercados cresça dos 100 milhões de euros actuais para os 300. Em termos de números de lojas, o valor passará para perto das 1.200 face às 500 actuais.
A Benetton espera que o volume de negócios nestes mercados cresça dos 100 milhões de euros actuais para os 300. Em termos de números de lojas, o valor passará para perto das 1.200 face às 500 actuais.
Estes valores significarão que os mercados eleitos serão o principal motor de crescimento durante os próximos anos, esperando-se que em 2008 a empresa cresça 8% em vendas e 7% em resultados líquidos.
Este foco nos mercados emergentes surge numa altura em que os retalhistas de moda comecem a sentir os efeitos do abrandamento económico europeu e americano.
Deste modo, a aposta da Benetton nos mercados emergentes é bastante positiva para as perspectivas da marca italiana. Os mercados em causa têm uma margem de contribuição muito reduzida para os resultados da casa italiana pelo que, dado o seu imenso potencial de crescimento, Rússia, Índia e China poderão ser alavancas importantes para o crescimento.
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