Páginas

AS 10 MARCAS MAIS COOL - ESTUDO SYNOVATE

AS 10 MARCAS MAIS COOL - PORTUGAL - ESTUDO SYNOVATE

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Glocal Marketing? Ou engolimos todos o mesmo?


Qual será o futuro? O chamado Glocal Marketing (pensar global mas agir local) ou a aposta numa estratégia global da marca para todos os mercados, sendo transmitida da mesma forma? E os produtos? Deverão ser adaptados à realidade local ou não?


A nova campanha da Levi Strauss & Co. aposta na máxima “one size can fit all”.Com as tendências de moda a favorecerem o estilo justo e clássico do modelo que é o maior sucesso de vendas de sempre da marca, o 501, a Levi’s anunciou que esse mesmo modelo iria ter o mesmo fitting em todos os 110 países onde o modelo é comercializado.


Simultaneamente, a empresa sedeada em São Francisco, irá lançar a sua primeira campanha de marketing onde os anúncios publicitários impressos e televisivos irão conter o mesmo tema, conteúdo e slogan, Live Unbuttoned (Vive Desabotoado) em todos os mercados mundiais. A única alteração expectável será a mudança de actores em alguns mercados para representar melhor as características físicas da população do respectivo mercado.


Segundo John Anderson, CEO da Levi Strauss, a empresa está apostar no fit e na campanha global porque acreditam que os jeans justos são uma tendência de moda global e que este é o momento para estabelecer as 501 como a opção óbvia para os consumidores de todo o mundo.
Apesar desta explicação e do apelo das tendências globais ou globalizantes, o certo é que considerações financeiras podem ter tido uma considerável importância nesta decisão: É muito mais barato produzir, vender e promover no mercado um tipo de jeans do que uma dúzia de variantes.


«Um dos benefícios de comunicar a uma só voz é que podemos ser mais eficientes e rentabilizar os investimentos em comunicação», explica Joyce King Thomas, Director Criativo da agência de publicidade McCann Erickson que esteve envolvida na campanha.
Existe um motivo pelo qual as marcas de moda americanas adaptam o fitting do seu vestuário quando o comercializam noutros mercados: Os consumidores em diferentes partes do mundo têm formas e preferências diferentes. Este facto pode fazer passar a Levi Strauss por um momento difícil.

Uma boa aposta ou um possível fracasso?


Talvez devido a um aumentar das suas dificuldades financeiras, a marca Americana opte então por esta estratégia, que a meu ver poderá não ser a mais acertada. A comunicação tem sempre dois lados (a marca e o consumidor) e não tenhamos duvidas: o poder está, como nunca esteve, do lado de quem pode comprar. Vivemos num mundo onde as opções são mais que muitas e onde o desejo de diferenciação cresce cada vez mais.

0 comentários:

MARKETING PESSOAL